Veja a agenda de ensinamentos do curso online de 2015.

Assista às aulas do curso Resgate da Alma.

Leia a introdução do livro "A verdadeira fonte de cura"

 

livroVocê está convidado para participar de um curso pela Internet com duração de um ano sobre Resgate da Alma. Com início em janeiro deste ano, Geshe Tenzin Wangyal Rinpoche, generosamente, vai nos oferecer um curso gratuito que inclui tudo, desde webcasts ao vivo mensais com tradução simultânea para o português, fóruns de discussão, webcasts gravados, gravações de áudio MP3, e materiais de impressão para download. Baseado no futuro livro de Rinpoche, A Verdadeira Fonte da Cura: Como a Antiga Prática Tibetana de Resgate da Alma Pode Transformar e Enriquecer a Sua Vida, que será lançado em inglês no segundo semestre de 2015 pela Editora Hay House. Esse curso é aberto a todos, desde os alunos recém-chegados até os mais experientes.

O curso terá início no dia 10 de janeiro, sábado, com um retiro de um dia inteiro pela internet com o tema: "Reconectando-se com a sua Alegre Essência: Uma Introdução à Prática Tibetana de Resgate da Alma".

Sobre o curso:

Feitas de forma empenhada, as práticas de Resgate da Alma podem transformar sua vida. Elas são tipicamente utilizadas como uma prática de vida para nutrir seu ser interior e restaurar a alma. Mais especificamente, estas práticas podem ajudá-lo a :

  •      Evitar perder a sua vitalidade quando confrontados com os desafios difíceis da vida
  •     Revitalizar sua vida pessoal, familiar e profissional
  •     Reconhecer as poderosas fontes internas e externas de regeneração
  •     Experienciar melhorias em todos os níveis - físico, energético e psicológico
  •     Trazer melhorias para os outros ao seu redor
  •     Reconhecer a sua natureza inerente alegre e criativa
  •     Progredir no caminho para a libertação

As práticas deste curso originam-se nos antigos ensinamentos da tradição budista tibetana Bön.

O que é Resgate da Alma?

FogoUma jovem menina senta-se sozinha no banco da lareira,extasiada com as brasas e chamas bruxuleantes. Ela absorve o calor em seu rosto e corpo, imperturbável pela conversa dos adultos próximos. Com as chamas lançando-se de forma criativa, surgindo do nada e dissolvendo-se em lugar nenhum, ela se instala cada vez mais profundamente em um sentido inexprimível de alegria em simplesmente ser.

Dia-a-dia, no verão, as crianças brincam na piscina. Na parte da manhã elas mergulham, saltam na água, emergem na superfície, espirram água umas nas outras, flutuam e se divertem com os jogos de água. Às vezes, depois do almoço, elas voltam a nadar mais um pouco. Quanto mais tempo elas se deleitam com a água, mais elas se tornam uma com aquela sensação de conforto e bem-estar que apenas o elemento água pode trazer. O conforto permanece até a noite, e continua ao acordar.

Água

Os elementos da natureza são portais para algo muito essencial e sagrado nos seres humanos. Eles nos ligam com o momento, com o nosso verdadeiro eu. Muitos de nós já tiveram experiências espontâneas como descrito acima - talvez na infância ou durante umas férias prolongadas em um ambiente natural. Mas tais experiências íntimas com os elementos podem ser passageiras, e geralmente tornam-se pouco mais do que uma memória. A maioria de nós perde as qualidades essenciais à medida que envelhece e somos abalados por desafios da vida. Perdemos o sentido de estabilidade e a conexão que vem profundamente associada com o elemento terra; a flexibilidade e o fluxo de ligação com o elemento ar; ou o sentido de abertura e liberdade de suas condições, que vem de uma relação profunda com o elemento espaço.

Espaço e Ar

Ar

De acordo com os ensinamentos da tradição tibetana Bön, quando perdemos certas qualidades elementares, perdemos partes de nossa alma. Quando somos capazes de recuperar esses elementos - quando as qualidades dos cinco elementos da natureza: terra, água, fogo, ar e espaço são equilibradas - nossa alma é restaurada.


Geshe Tenzin Wangyal Rinpoche explica que as qualidades sagradas dos elementos naturais estão sempre lá, dentro de nós. Os elementos externos de natureza simplesmente nos permitem reconhecer essas qualidades. Eles nos ajudam a abrir os olhos, o coração e a mente para o que já está dentro de nós. Pela mesma razão, certas práticas de meditação também podem nos ajudar a explorar este profunda fonte de cura interna. A verdadeira fonte dos elementos é o nosso próprio refúgio interior.

Fogo

Praticantes antigos das tradições tibetanas reconheceram o poder da natureza e seus elementos, e o poder da meditação, para trazer a cura profunda a nossa alma em todos os níveis - espiritual, mental, energético e até mesmo físico. Na verdade, é dito que as essências elementares fazem parte de cada experiência que temos, a partir de interações diárias normais com altos estados meditativos. Elas são os blocos de construção tanto do sonho quanto da realidade. Os ensinamentos vão nos mostrar como podemos ter acesso a suas propriedades curativas, em qualquer momento da nossa vida.