Sur

 

A prática de generosidade é considerada uma das 10 perfeições que todos praticante devem cultivar. Além de propiciar a acumulação de méritos (carma positivo) e a desenvolver a compaixão, ela purifica as emoções negativas e nos ajuda a saldar as dívidas kármica, nos auxiliando a eliminar os obstáculos que encontramos em nossas vidas, apoiando assim o nosso crescimento espiritual.

Na tradição tibetana do Yungdrung Bön, praticamos os 4 Rituais de Generosidade: Sang, Chutor, Sur e Chöd.

O querido Jacek Trzebuniak, do Ligmincha Polônia, explicará em um ciclo de 4 retiros cada um destes rituais detalhadamente e nos ensinará como praticá-los e incorporá-los em nossas práticas.

Começaremos com a prática de Sur Chö, no primeiro retiro que será nos dias 09 e 10 de julho.

Sur são oferendas especiais que utilizam o aroma, a visualização e as preces para satisfazer todos os seres visíveis e invisíveis. O Sur também pode ser dedicado especialmente para as pessoas falecidas que estão no bardo, ajudando-as no processo de transição.




 INSCREVA-SE AQUI 

 

Programação (horário de Brasília)

Dias 09 e 10 de Julho – Sábado e Domingo
10h-11h - Ensinamentos e Prática
11h-11h30 - Intervalo
11h30-12h30 - Ensinamentos e Prática
12h30-13h - Intervalo
13h-14h - Ensinamentos e Prática

.

É possível participar de apenas um dos retiros desse ciclo.


Haverá tradução para o português.

 

Os ensinamentos serão gravados e disponibilizados para todos os participantes,


Jacek Trzebuniak,
 pratica na tradição Bön desde 2007. Seu principal professor é Tenzin Wangyal Rinpoche. Ele recebeu ensinamentos (tri), transmissões (lung) e iniciações (wang) de muitos professores do Bön: Yongdzin Tenzin Namdak Rinpoche, Ponlob Trinley Nyima Rinpoche, Nyima Dakpa Rinpoche, Khenpo Tenpa Yungdrung Rinpoche, Khenpo Nyima Dondrup Rinpoche, e muitos outros  Geshes.

Entre 2012-2015  foi o umze (líder de prática do grupo) da Sangha Ligmincha em Cracóvia e também serviu como membro do Conselho de Administração do Ligmincha Polônia, onde foi responsável pela organização de retiros com professores Bön na Polônia. Passou um ano (2015-2016) estudando no Instituto Lishu na Índia (www.lishu.org), onde recebeu ensinamentos Bön e aprendeu a língua tibetana. Durante este período fez várias visitas a Menri – o principal  mosteiro da tradição Bon.

 

Em 2017, Tenzin Wangyal Rinpoche o nomeou como instrutor do Ligmincha Polônia, desde então, ele tem ministrado palestras e conduzido retiros e cursos na Polônia.


Atualmente, está trabalhando em sua tese de doutorado na Universidade Jagielloniana. Ele participa de conferências científicas, traduz textos e palestras do inglês, assim como se dedica à edição de textos tibetanos. Entre 2012-2015,  ensinou história e cultura tibetana no Centro de Estudos Comparativos de Civilizações da Universidade Jagielloniana.