287195855 5722825684418083 2201460389182400933 n

Semana 1: de 18 a 25 de junho de 2022

Semana 2: 25 de junho a 2 de julho de 2022

 

 Junte-se a Tenzin Wangyal Rinpoche no retiro anual de verão de duas semanas em Serenity Ridge, na Virgínia, ou online via Zoom. Os Sete Espelhos de Dzogchen é um texto essencial da tradição tibetana Bön Dzgochen que nos introduz diretamente à consciência clara e aberta que é nossa verdadeira natureza e oferece métodos para manter uma conexão com o estado natural. O texto foi composto por Drenpa Namkha, um grande mestre tibetano de meditação do princípio do século VIII.

 

No retiro de duas semanas deste verão, Rinpoche nos guiará a reconhecer e descansar em nossa verdadeira natureza, engajando práticas e meditações selecionadas do texto dos Sete Espelhos.


Os praticantes novos assim como os mais experientes são igualmente bem-vindos a este retiro de duas semanas. É possível participar apenas de uma das semanas.

 

Clique na imagem para ampliá-la

 

Semana 1 7 Espelhos

 

Semana 2 7 Espelhos

 

 

Quem é Drenpa Namkha?
 
6f429dcd259b9ee5a398971b6f4c8694
 
Tradicionalmente, Drenpa Namkha é representado em azul, em uma pose semi-irada,
em sua mão direita está a suástica Yungdrung,
simbolizando a sabedoria eterna do Ensinamento,
em sua mão esquerda há uma caveira com néctar, símbolo de os SiddhIs.
 

Os Três Drenpa Namkhas
 
 Em geral, houve três manifestações separadas de Drenpa Namkha. Cada um era uma reencarnação da manifestação anterior. 
 
O primeiro Drenpa Namkha, se manifestou no antigo reino de Tazik, o segundo Drenpa Namkha  se manifestou no antigo reino de Zhang Zhung e o terceiro Drenpa Namkha se manifestou no  Tibete. 
 
Os detalhes da vida do primeiro Drenpa Namkha se perderam nas brumas do tempo. Os textos dizem que a sílaba "A" surgiu e desceu sobre uma flor azul com mil pétalas em Tagzig, tornando-se o primeiro Drenpa Namkha, que adotou a cor azul da flor de lótus. Naquela época, seu nome era Dagpa Drime  "Pureza Impecável". Seu propósito foi de transmitir  os ensinamentos do Yungdrung Bön. Pouco se sabe sobre este Drenpa Namkha, exceto que no momento de sua realização ele se transformou em uma bola de luz iridescente, que desapareceu no céu, voando pelo teto de pedra da caverna e deixando um buraco nela.
 
O segundo Drenpa Namkha, foi  um príncipe do antigo reino de Zhang Zhung  que viveu durante  o século 914 ac. 
 
Mais tarde, ele renunciou ao título de príncipe e foi praticar no deserto, encontrando os Siddhas da Índia, Zhang Zhung, Tagzig, Drusha e Tokhar ao longo do caminho, recebendo orientação deles. Ele acabou se tornando um grande iogue.
Drenpa Namkha foi para a Índia, onde visitou muitos lugares sagrados,lá conheceu uma jovem que se tornou a sua esposa, e juntos eles voltaram para Zhang Zhung, onde seus filhos gêmeos nasceram em 888 aC.
 
Os filhos de Drenpa Namkha foram nomeados Tsewang Rigdzin, "Detentor do conhecimento com o poder da longevidade", e Pema Thongdrol, "Lotus da libertação através da visão". Dos dois, Tsewang Rigdzin foi o primogênito. De acordo com os textos, o segundo gêmeo, tornou-se o grande Guru Padmasambhava.
 Devido à força de sua prática, ele viveu uma vida extraordinariamente longa, onde salvou muitos  textos religiosos - ou seja, a tradição Yungdrung bön como um todo - da destruição durante perseguição sofrida. No momento da sua morte, manifestou  o Corpo Arco-Íris da Grande Trasnferência.
 
A terceira manifestação de Drenpa Namkha,  foi  um nativo do Tibete que viveu no século VIII dC, numa época em que Yungdrung bön estava sendo perseguido pela segunda vez. Para os bönpos tibetanos, no entanto, foram tempos muito difíceis.Para salvar o yungdrung bön da aniquilação total, Jyerpung Drenpa Namkha escondeu muitos textos Bon em todo o Tibete.
 

Este ensino - o Ciclo dos Sete Espelhos - foi composto por este Drenpa Namkha tibetano, o terceiro. A fonte deste texto é a essência de Dzogchen, a partir das tradições de Drusha, Gyagar e Zhang Zhung. 

 

Os Sete Espelhos do Dzogchen

 

 The Seven Mirrors

Drenpa Namkha reuniu todos estes ensinamentos em um texto em sete capítulos,  chamado de o Ciclo dos Sete Espelhos, que condensam as essência mais importante de várias tradições  Dzogchen

 

 

Os sete espelhos são:

1 - O espelho do coração da visão

2 - O espelho do coração da meditação

3 - O espelho do coração do resultado

4 - O espelho do coração da conduta

5 - O espelho do coração que explica os reinos puros e as terras do samsara

6 - O espelho do coração de consumação sêxtupla

7 - O espelho do coração que explica o benefício do encontrar com este ensinamento

 

 
 
Tenzin Wangyal Rinpoche nasceu em Amritsar, na Índia, aos 10 anos foi ordenado monge no Mosteiro Menri. 
Em 1986, Tenzin Wangyal Rinpoche concluiu o curso de 11 anos de estudos tradicionais na Escola Dialética do Mosteiro de Menri, onde recebeu o diploma de Geshe, equivalente a um doutorado em filosofia nas universidades ocidentais.
Detentor da linhagem desta rica tradição viva, Rinpoche é conhecido por seu estilo de ensino envolvente, por sua capacidade de fazer profundos ensinamentos altamente relevantes e práticos, e por sua habilidade em trazer estudantes ocidentais para um claro e direto entendimento através da experiência pessoal.
 
 
 
 
É autor dos livros:
  • Despertando o Corpo Sagrado (Editora Devir)
  • Despertando a Mente Luminosa (Editora Devir)
  • Maravilhas da Mente Natural (Editora Devir)
  • A Verdadeira Fonte de Cura (Editora Devir)
  • A Cura Tibetana Através do Som (Editora Devir)
  • A Cura Através da Forma, da Energia e da Luz (Editora: Lúcida Letra)
  • Criatividade Espontânea: Meditações Para Manifestar Suas Qualidades Positivas (Editora: Lúcida Letra)

Esperamos por você!
Equipe Ligmincha Brasil
O Pagamento pode ser parcelado 
 
O retiro será gravado
 
Haverá tradução simultânea para o português 
 
Qualquer dúvida é só escrever para Andréa 11 9 7345 9746