Dr Alejandro Chaoul

 

 

Dr-Alejandro-Chaoul


Alejandro é médico PhD., um estudante sênior de Tenzin Wangyal Rinpoche e estudou desde 1989 com muitos mestres tibetanos Bön e budistas.


Quando tinha 24 anos, ele viajou para a Índia e ficou por quase um ano, encontrando professores de meditação indianos e tibetanos e praticando várias horas por dia. Quando ele voltou para a Argentina, ele ajudou a coordenar uma viagem do Dalai Lama e acompanhou-o até o Chile e Venezuela.


Desde 1995, ele tem ensinado técnicas de meditação e mente-corpo tibetanos nos EUA, México, América Latina e Europa. Em seus ensinamentos, ele combina o acadêmico, as práticas Bön-budistas e sua experiência no campo da saúde. Ele também trabalha como diretor do Conselho do Instituto de Meditação e Artes Curadoras do Ligmincha no Texas.


Alejandro é o autor de Chöd - Prática na Religião Bön, e também tem escrito vários artigos sobre o papel das práticas mente-corpo no tratamento do câncer, sobre as práticas de meditação e rituais tibetanos e na interseção das humanidades, espiritualidade e medicina.


Em 2006 Alejandro obteve seu doutorado em Religiões tibetanas da Universidade Rice, em Houston, TX. Atualmente leciona cursos de espiritualidade e saúde da Universidade do Texas Health Science Center e faz pesquisas no MD Anderson Cancer Center, usando técnicas de meditação e mente-corpo tibetanas com pacientes com câncer.


É membro da faculdade no MD Anderson Cancer Center, Programa de Medicina Integrativa do Departamento de Medicina Paliativa, Reabilitação e Integrativa. Ele também é membro do corpo docente associado da Universidade do Texas Mc Govern - Centro de Ciências Humanas e Ética.


Ele tem uma vasta experiência na área de práticas mente-corpo, tanto academicamente como na prática clínica. Desde 1999 tem ensinado no Centro Médico, em particular no MD Anderson Cancer Center e ministrado aulas para pacientes com câncer e suas famílias, como também para professores e equipes. Ele também tem se envolvido ativamente em pesquisas, examinando diferentes populações de cancro, incluindo estudos em cursos financiados pelo NCI passado. Nos últimos 15 anos, tem coordenado programas de intervenção mente-corpo (por exemplo, meditação, ioga tibetana, Hatha Yoga, Tai Chi / Qigong) para diferentes populações de cancro, incluindo o trabalho diretamente com os pacientes, bem como a formação de instrutores de supervisão.