A natureza de nossa própria mente permanece escondida atrás de nuvens de pensamentos e emoções até que um mestre aponte diretamente a fonte, a essência, a “gota do coração”. Este é o método de introdução direta ao Dzögchen, o caminho mais elevado e sutil de meditação na tradição Bön.
Os ensinamentos” Heart Drops of Kuntu Zangpo (Dharmakaya)” foram compostos por Shardza Tashi Gyaltsen, um mestre tibetano que, após sua morte em 1935, alcançou o corpo arco-íris, no qual seu corpo físico se dissolveu em luz. Shardza Rinpoche foi um dos professores Bön mais influentes de seu tempo. Suas obras são usadas como livros didáticos em muitos mosteiros tibetanos. Yongdzin Tenzin Namdak Rinpoche coordenou a tradução deste texto para o inglês e garantiu sua linhagem ininterrupta.
Esta é uma prática fundamental para alcançar nosso Kuntu Zangpo interior, nossa natureza búdica interior. Através da prática, estamos transformando nossas três portas de corpo, fala e mente em corpo puro, fala pura e mente pura. Nosso corpo se transforma no Trul-ku (Nirmanakaya) através da limpeza e purificação dos obscurecimentos do corpo. Nossa fala é purificada em uma melodia pura e se transforma no Dzog-ku (Sambogakaya) através da limpeza dos obscurecimentos da fala. Ao purificar os obscurecimentos de nossa mente, ela se transforma no Bon-ku (Dharmakaya).
Programação (horário de Brasília)
Sábado e Domingo
Sessão 1: 12h–13h15
Sessão 2: 13h30 – 14h30
Intervalo
Sessão 3: 15h30 –17h
Haverá tradução para o português.
Os ensinamentos serão gravados e disponibilizados para todos os participantes,
Esse retiro é a parte 2, entretanto é um retiro aberto, Geshe Denma revisará rapidamente as intruções do primeiro retiro.

Geshe Denma Gyaltsen, chegou a Houston em janeiro de 2016 para servir como o primeiro lama residente do Ligmincha Texas.
Ele nasceu no norte do Nepal, seu pai o trouxe para o Mosteiro Menri, na Índia, em 1981 para iniciar seu programa de estudos para o grau Geshe. Ele recebeu todos os ensinamentos, iniciações e transmissões no sutra, tantra e dzogchen de Sua Santidade Lungtok Tenpai Nyima Rinpoche, o 33º Menri Trizin e Sua Eminência Yongdzin Tenzin Namdak Rinpoche.
Quando se tornou um aluno sênior, foi convidado a ensinar filosofia para alunos mais jovens.
Em 1996 obteve o certificado Geshe, que é equivalente a um doutorado na filosofia e religião budista Bön.
Em 1998, Geshe Denma foi nomeado, com a aprovação do governo tibetano no exílio, primeiro abade do Mosteiro Zhu Rishing Yungdrung Kundak-Ling, um Mosteiro Bön em Sikkim, Índia, por Sua Santidade. Ele serviu por dois mandatos até 2003. Além disso, desde o momento em que se formou até 2008, Geshe Denma também ajudou Geshe Nyima Dakpa com o lar infantil que abriga muitas crianças em Dolanji, Índia, fornecendo-lhes alimentos, saúde e educação.