twr-dalai-lama"O Bön é a tradição espiritual mais antiga do Tibete. Por ser a fonte autócne (nativa) da cultura tibetana, desempenhou um papel significativo na formação da identidade singular do Tibete. Por este motivo, tenho acentuado inúmeras vezes a importância de se preservar esta tradição."

 

twr-dalai-lama "O Bön é a tradição espiritual mais antiga do Tibete. Por ser a fonte autócne (nativa) da cultura tibetana, desempenhou um papel significativo na formação da identidade singular do Tibete. Por este motivo, tenho acentuado inúmeras vezes a importância de se preservar esta tradição."

- Sua Santidade o 14º Dalai Lama, a partir do prefácio do livro Maravilhas da Mente Natural de Geshe Tenzin Wangyal Rinpoche, 2000.

"A tradição Bön é comumente associada com o reino de Zhang Zhung, que existiu em torno do Monte Kailash na região a oeste do Tibete até o século VII, época do rei tibetano, Songtsen Gampo. Nós, os tibetanos, consideramos o Bön como a mais antiga, a tradição religiosa e cultural indígena dos nossos antepassados, que é a fonte e concretização de muitos aspectos do modo de vida tibetano. Com a chegada do budismo na Terra das Neves, a maioria dos tibetanos se tornou budista. No entanto, o Bön permaneceu e experimentou períodos de crescimento e renascimento desde o século XI, de modo que, antes da ocupação chinesa era praticado em muitas partes do País."

"A tradição Bön deixou à geração presente um forte legado de educação e formação em filosofia, disciplina monástica, ritual e meditação. Isso estimula uma combinação de estudo literário, debate vibrante e reflexão pessoal."

"Os Mosteiros Bön, seus monges e lamas sofreram nada menos do que seus conterrâneos budistas no tumulto que se seguiu à aquisição chinesa do Tibete. Um punhado de professores dedicados têm sido responsáveis por preservar e transmitir a linhagem espiritual e cultural Bonpo."

"Aqui no exílio na Índia, a comunidade Bonpo estabeleceu um acordo em Dolanji nas colinas ao redor de Solan, em Himachal Pradesh, onde eles têm feito esforços para preservar a maneira Bonpo de viver. Similar as quatro tradições budistas tibetanas, a comunidade elegeu representantes Bonpos para a Assembleia de Deputados do Povo Tibetano."

"O foco do acordo é o Mosteiro Menri, de Tashi Ling, onde jovens monges recebem treinamento tradicional completo. Além das aulas de gramática, medicina, astrologia e poesia, eles também recebem uma educação moderna. Eu vi por mim mesmo que os alunos são providos de boas instalações para estudo e que os monges são bem disciplinados. Saúdo, pois,qualquer assistência que pode ser estendida para o mosteiro."

-Sua Santidade o 14º Dalai Lama